terça-feira, 3 de março de 2009

Inquérito civil contra a Maurício de Sousa Produções

terça-feira, 3 de março de 2009

Foi instaurado inquérito civil contra a Maurício de Sousa Produções Ltda., pela Promotoria de Justiça do Consumidor e a Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Coletivos e Difusos da Infância e Juventude de São Paulo, em virtude de publicidade dirigida a crianças nas revistas em quadrinho Turma da Mônica. Os promotores responsáveis Paulo Sérgio Cornachionni e Laila Shukair entenderam que a comunicação mercadológica das revistas tem-se valido de elementos altamente atrativos ao público jovem e infantil para promover práticas publicitárias em suas publicações. O documento cita artigos da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código de Defesa do Consumidor e do Código de Autorregulamentação do Conar e, ao final da portaria, os promotores determinam que o Conselho Federal de Psicologia seja oficiado para elaborar parecer sobre o caso (Fonte: Portal da Propaganda).
É uma situação muito delicada quando se fala de propaganda para o público infantil. É impossível uma revista sobreviver sem anúncios. Existem muitas empresas que utilizam as personagens da Turma da Mônica para venderem seus produtos às crianças. Onde está o Ministério Público que não vê crianças em programas de televisão totalmente inadequados? Programas que exploram a criança para alavancar audiência, sem a preocupação e respeito com o seu universo.

1 comentários:

Donizetti Morais Maganha disse...

Também perguntaria se estes ilustres promotores estão observando uma propaganda que veicula a venda de uma "espécie de arma, metralhadora" em canais da TV aberta. Isto não esta na contramão de um apensamento onde prega-se o desarmamento?