O Internet Advertising Bureau (IAB) apresentou um código de práticas para publicidade online que registra os hábitos dos usuários na web. O objetivo é impulsionar a promoção de anúncios ainda mais personalizados.
Segundo o IDGNow!, empresas do setor, como AOL, Google, Microsoft e Yahoo! são algumas das que concordaram com os novos princípios de conduta, junto ao controverso sistema de anúncios focados Phorm.
O serviço já criou bastante confusão no Reino Unido, em particular quando a British Telecom resolveu utilizá-lo em 30 mil dos seus usuários sem o conhecimento deles.
Ao concordar com o novo código, as empresas assumiram o compromisso de informar o consumidor que estão coletando dados sobre suas atividades online, assim como ofercer a possibilidade de que ele recuse a participação.
De acordo com o líder de questões regulatórias da IAB, Nick Stringer, "a IAB vem se esforçando para garantir que a indústria proteja e eduque os consumidores sobre seus direitos e escolhas".
No Brasil
Ao Adnews, o IAB Brasil confirmou que uma reunião, no dia 10 deste mês, vai definir qual será a postura sobre o novo código para o mercado brasileiro.
Fonte: Adnews
Fonte: Adnews
Acho de grande valia se as empresas começarem a se preocupar com as informações que circulam pela internet. Com certeza os internautas ficarão menos preocupados com a segurança dos seus dados. Mas será que é interessante para as empresas esse tipo de ferramenta, onde dá a opção aos usuários de bloquear a comunicação entre a mesma e o internauta? E onde fica a web 2.0? Sofrerá modificações? E os famosos "agentes"? Cairão por terra? De uma coisa eu sei: quando penso que a publicidade está velha, ela própria se reinventa!
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