domingo, 22 de março de 2009

Record X Globo - disputa ponto a ponto

domingo, 22 de março de 2009




Com a novela "Chamas da Vida", a Record ficou em 1º lugar de audiência no Rio de Janeiro nesta quinta-feira. Segundo informa o colunista da revista Veja, Lauro Jardim, a trama marcou média de 22 pontos e bateu a Globo, que marcou 21 pontos no horário com a transmissão de parte do Big Brother Brasil e um filme (Fonte: Adnews).



Essa discussão entre emissoras de TV já virou questão de honra para cada uma delas. "Todas" querem combater a Rede Globo seja em qualquer horário. Um ponto a mais no ibope já é motivo para comomeração. Não será um ponto ou dois que derrubará a "poderosa". A Globo construiu um império com a sua marca. A Record pode até passar a Globo no horário nobre, porém no geral a Rede Globo continua sendo a preferida dos brasileiros. Não sou partidário da Globo, mas como "marketeiro" sei que para acabar com essa marca levará muitos anos e rios de dinheiro. É fato que para o telespectador essa concorrência é ótima. Mas a disputa ainda está nas novelas. E de novelas não há mais novidades na TV. Acho que a Record poderia explorar outro tipo de programação mais útil à sociedade. Aí "talvez" ela consiga acabar com a Globo. Mas será???

quarta-feira, 18 de março de 2009

TV Record X Folha de São Paulo

quarta-feira, 18 de março de 2009


Na noite desta terça-feira, a Record veiculou reportagem carregada de duras críticas ao jornal Folha de S.Paulo. O material classifica recentes matérias publicadas sobre a emissora com suposto tom "calunioso", "falso" e até "preconceituoso".

O material de 7 minutos foi ao ar primeiramente no "Jornal da Record" e, posteriormente, reapresentado em outros telejornais. Segundo informou a Record, a veiculação se trata de um esclarecimento aos espectadores.

Além de desmentir o que foi publicado, a emissora buscou números para refletir a queda do famoso jornal brasileiro. Dados veiculados na reportagem, fornecidos pelo IVC - Instituto Verificador de Circulação, mostram que em 10 anos (1998 a 2008) a publicação de exemplares caiu de 513 mil para 299 mil. Panorama este, segundo a emissora, que reflete numa suposta crise de credibilidade do impresso.

A emissora de Edir Macedo finaliza a matéria afirmando que, a partir de agora, qualquer acusação da Folha de S.Paulo será respondida diretamente na programação da rede. A Record também ameaça entrar com ações jurídicas em "todos os casos em que a honra da empresa e de seus funcionários for atingida."

Segundo informa o Portal IMPRENSA, em nota, a Folha cita que, ao todo, a Record já acionou a justiça em 107 ações contra o jornal. Segundo o veículo, nos 66 processos julgados, todos os resultados foram favoráveis ao periódico impresso (Fonte: Adnews).



Não sou partidário de nenhum meio de comunicação. Acho extremamente impertinente um meio atacar o outro. A Record não é nenhum exemplo de empresa, pois se levantou com dinheiro suspeito (fiéis de igrejas). Só não acho que o público tenha que assistir essa "palhaçada" ao vivo. A Record disse as vendas da Folha caíram ao longo do tempo. Isso aconteceu praticamente com todos os meios impressos, pois perderam mercado para o jornal on-line. Acredito sim que a Record esteja crescendo muito. Porém não acho que derruba a “Poderosa” (Globo) tão cedo. Afinal foram décadas de construção de uma imagem, que apesar de muitos problemas, a Globo possui um império incalculável na mente dos brasileiros.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Orkut fecha maior comunidade de troca de músicas

segunda-feira, 16 de março de 2009



Nesta segunda-feira (16), o Orkut perdeu sua maior comunidade para troca de músicas na rede. Criada em 2005, a 'Discografias' abrigava mais 900 mil usuários cadastrados.

Por meio de fóruns, os internautas podiam compartilhar links com álbuns inteiros sem nenhum custo, transformando a comunidade em uma das principais plataformas para quem buscava esses conteúdos.

O fim da 'Discografias foi anunciado no domingo (15). A nota publicada pelo moderadores no Orkut afirma que a decisão foi tomada por conta de ameaças feitas pela APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música).

No entanto, não informação sobre quais teriam sido as ameaças. "Informamos a todos os membros da comunidade 'Discografias' que encerramos as atividades devido às ameaças que estamos sofrendo da APCM [Associação Antipirataria Cinema e Música] e outros orgãos de defesa dos direitos autorais", diz a nota reproduzida pela Folha Online.

A APCM já havia se declarado contra a comunidade no ano passado. Em declaração à Folha Online, o coordenador antipirataria da associação, Edner Bastos, disse que ninguém tinha mais arquivos que violavam os direitos autorais do que a comunidade.

Na época, os moderadores se defenderam alegando que artistas e bandas declararam que não fariam sucesso se não fosse a internet. "Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros", afirmaram no comunicado de despedida (
Com informações da Folha Online - Redação Adnews).

Não acredito que fechando essa comunidade acabará com a pirataria. Isso é apenas 0,1% do que rola no Brasil. Cadê essa associação que não vê a quantidade de cd's e dvd's que é vendidos pelas ruas? É muito fácil combater algo pela internet. Quero ver sair pelas ruas acabando com tudo. Quer dizer, combater pela internet em partes, pois fecharam essa comunidade hoje, amanhã térá mais 100 comunidades desse tipo aberta.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Publicidade online ganha novo código de conduta

quinta-feira, 5 de março de 2009
O Internet Advertising Bureau (IAB) apresentou um código de práticas para publicidade online que registra os hábitos dos usuários na web. O objetivo é impulsionar a promoção de anúncios ainda mais personalizados.

Segundo o IDGNow!, empresas do setor, como AOL, Google, Microsoft e Yahoo! são algumas das que concordaram com os novos princípios de conduta, junto ao controverso sistema de anúncios focados Phorm.

O serviço já criou bastante confusão no Reino Unido, em particular quando a British Telecom resolveu utilizá-lo em 30 mil dos seus usuários sem o conhecimento deles.

Ao concordar com o novo código, as empresas assumiram o compromisso de informar o consumidor que estão coletando dados sobre suas atividades online, assim como ofercer a possibilidade de que ele recuse a participação.

De acordo com o líder de questões regulatórias da IAB, Nick Stringer, "a IAB vem se esforçando para garantir que a indústria proteja e eduque os consumidores sobre seus direitos e escolhas".
No Brasil
Ao Adnews, o IAB Brasil confirmou que uma reunião, no dia 10 deste mês, vai definir qual será a postura sobre o novo código para o mercado brasileiro.
Fonte: Adnews


Acho de grande valia se as empresas começarem a se preocupar com as informações que circulam pela internet. Com certeza os internautas ficarão menos preocupados com a segurança dos seus dados. Mas será que é interessante para as empresas esse tipo de ferramenta, onde dá a opção aos usuários de bloquear a comunicação entre a mesma e o internauta? E onde fica a web 2.0? Sofrerá modificações? E os famosos "agentes"? Cairão por terra? De uma coisa eu sei: quando penso que a publicidade está velha, ela própria se reinventa!

terça-feira, 3 de março de 2009

Inquérito civil contra a Maurício de Sousa Produções

terça-feira, 3 de março de 2009

Foi instaurado inquérito civil contra a Maurício de Sousa Produções Ltda., pela Promotoria de Justiça do Consumidor e a Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Coletivos e Difusos da Infância e Juventude de São Paulo, em virtude de publicidade dirigida a crianças nas revistas em quadrinho Turma da Mônica. Os promotores responsáveis Paulo Sérgio Cornachionni e Laila Shukair entenderam que a comunicação mercadológica das revistas tem-se valido de elementos altamente atrativos ao público jovem e infantil para promover práticas publicitárias em suas publicações. O documento cita artigos da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Código de Defesa do Consumidor e do Código de Autorregulamentação do Conar e, ao final da portaria, os promotores determinam que o Conselho Federal de Psicologia seja oficiado para elaborar parecer sobre o caso (Fonte: Portal da Propaganda).
É uma situação muito delicada quando se fala de propaganda para o público infantil. É impossível uma revista sobreviver sem anúncios. Existem muitas empresas que utilizam as personagens da Turma da Mônica para venderem seus produtos às crianças. Onde está o Ministério Público que não vê crianças em programas de televisão totalmente inadequados? Programas que exploram a criança para alavancar audiência, sem a preocupação e respeito com o seu universo.